Top
  >  Viagens   >  Porto e suas atrações maravilhosas!

Que maravilhoso é você chegar em uma cidade e ela estar preparada para uma das maiores festas do ano. Sem saber chegamos na semana da festa de São João do Porto, e vamos contar em detalhes sobre esta linda festa nos tópicos abaixo.

Festa de São João

Desta vez tivemos uma grande sorte de chegarmos antes do dia 23 de junho, este que é o dia da comemoração do nascimento de São João Batista celebrado pela igreja católica. Uma curiosidade é que antigamente era apenas uma festa pagã, para se comemorar o inicio do solstício de verão, as boas colheitas e a fertilidade, mais tarde a igreja atribuiu São João Batista como padroeiro.

Algumas tradições que sempre fazem e que se torna uma enorme diversão, é utilizar uma marreta de plástico para bater (de leve) nas cabeças das pessoas, para lhe desejar boa sorte ou fertilidade, antigamente se utilizavam o alho poró, mas por ser muito fedido adotaram a marreta.

Algo que deixa o céu mais brilhante durante a noite é o balão de ar quente, apesar de eu achar um pouco perigoso, mas que é liberado soltarem durante a festa, e você pode comprar um também por apenas 3 Euros e se divertir com seus amigos.

Comida Típica

A comida típica é a sardinha assada com pimentão também assado, mas você vai encontrar muitos outros que experimentamos, são as bifanas que é um sanduiche de carne com pão, o pão de Deus que é um Pão com farofa doce sobre ele, as tripas que é uma massa gelatinosa com recheios doces, e a sangria uma excelente bebida feita de vinho, suco de laranja e limão.

E é na avenida dos Aliados que se concentra a maior parte das barraquinhas, e dos shows que vão até as margens rio Douro próximo a ponte Dom Luís, onde se inicia a meia noite a tradicional queima de fogos de artificio, com efeitos de luz e som.

Palco da Festa de São joão

Praça Aliados, local da festa

Balões no céu

Local das Sardinhas Assadas

Ruas decoradas para festa

Marreta na Mão

Fogos de Artifícios na meia noite

Tripa recheada de chocolate

Caves de Gaia

Atravessando o rio para o lado do caís de Gaia, existem muitas empresas fabricantes de vinho e suas caves, muitas delas centenárias, onde é possível fazer um tour para conhecer melhor sua história, degustar alguns vinhos, chocolates e queijos. Os preços variam muito, então escolha o tipo de passeio que melhor lhe convir. Vamos deixar alguns links das que mais gostamos: burmester.pt, sandeman.com, myportocruz.com.

Para quem estiver visitando a cidade no dia de São João, há uma regata dos barcos rabelos, antigos barcos a vela que partem carregados de barris de vinho da foz Douro, e a chegada é na frente das caves próximo a ponte Dom Luís.

Visual do Cais de Gaía

Vista da Ponte São Luiz

Cave Porto Cruz

Cave Burmester

Cave Sandeman

Mercado Municipal de Gaía

Praia de Matosinhos e Foz do Douro

Para quem visita Porto não pode deixar de conhecer uma praia de águas calmas chamada Matosinhos, excelente para quem gosta de caminhadas, nós passamos pelo castelo do queijo e fomos caminhando até a foz do Douro, pela avenida Brasil onde há muitos pubs e restaurantes, onde vimos também o castelo da foz e o jardim do passeio alegre. Dizem que o pôr do sol é maravilhoso por aqui, e que por este motivo deram o nome ao rio Douro, mas que não pudemos acompanhar porque nesta época de verão o sol se põe após as 21 Hs da noite.

Praia de Matosinhos

Forte do Queijo

Foz do D'Ouro

Visual do canal de Foz D'ouro

Cidade de Braga

Como estávamos bem próximo a famosa cidade de Braga, decidimos pegar um trem na estação de São Bento no centro de Porto, pagamos 7 Euros ( 32 Reais), ida e volta para cada um, mas verifique a disponibilidade do ticket de 24 horas, é mais interessante, pois pode conhecer mais cidades como Guimarães que também fica próxima. Link https://www.cp.pt//passageiros/pt

Braga é uma cidade muito antiga, foi fundada em 16 a.C pelo imperador romano César Augusto, mas é bem pequena e você consegue visita-la toda no período de uma manhã e almoçar na principal rua da cidade Dom Diego de Souza, bem próximo ao arco da porta nova, onde ficam inúmeros restaurantes e pubs, foi lá que provamos os pratos típicos chamados de a francesinha, que são fatias de pão de forma com recheio de presunto e carne, enrolado no queijo e coberto com molho de vinho, e o outro prato é o bacalhau que tem inúmeras variações dependendo do restaurante.

Os principais pontos turísticos são: catedral de Braga, jardim de santa Bárbara, praça da república, a torre do castelo e a basílica dos congregados, e no mais muitos mercados de rua e lojas.

Estação Central de Trem em Braga

Praça da República

Jardim da Avenida Central

Arco da Porta Nova

Catedral - Sé de Braga

Francesinha - Comida típica

Onde se Hospedar

Escolhemos se hospedar pelo Airbnb, e encontramos um excelente lugar, um apartamento completo, a apenas 4 Km do centro bem próximo as faculdades engenharia e ciências, ainda tivemos total atenção pelo nosso anfitrião.

Vamos deixar aqui nosso link do Airbnb, para você ter um desconto também, valeu!

Meios de Transportes

Chegamos via ônibus da Flixbus vindo de Madri, valor 20 Euros (90 reais) cada passagem. Já dentro da cidade fomos de ônibus até nosso Airbnb, pois o ponto de ônibus fica em frente da estação de ônibus rodoviário.

Os meios de transportes são ótimos e muito confortáveis, é bem fácil de usar, há totens onde podem ser comprados os bilhetes 1,5 Euros (6,70 Reais).

Link: http://www.flixbus.pt

Metrô de Porto

Trem Inter-urbano

Bilhetes dos Meios de Transporte

Segurança da cidade

Pelo período que ficamos achamos muito seguro, e vimos muito policiamento pelas ruas e nos pontos turísticos. Caminhamos muito por toda a cidade durante o dia e foi bem tranquilo, as pessoas são super amigáveis e solicitas. Também evitamos passear sozinhos após as 21hs. Adoramos passear por aqui.

Seguro Viagem

Para você viajar tranquilo, é importante ter um seguro viagem que te de segurança e tenha cobertura abrangente. Nós sempre nos garantimos com a April Brasil Seguro Viagem, ela tem cobertura mundial, possui aplicativo de fácil acesso, para você não ter que ficar com aquela papelada quando precisar usar e o melhor, consegue acesso de qualquer lugar do mundo com atendimento em português.

Então não perde tempo e contrate algo seguro, e temos um cupom de desconto, vamos deixar aqui o link também! Corre usar.

CUPOM DESCONTO: COUTRIPS10%

co

Aplicativo April Brasil

Internet para sua Viagem

Para se manter conectado por toda a viagem, você precisa de um ótimo chip de dados, com cobertura mundial, internet 3G e 4G. Para isso nós utilizamos o chip da Easysim4u, o melhor chip de internet do mundo, para sua viagem. E olha, que já rodamos alguns países, e sempre tivemos a cobertura dos planos da Easysim4u. Não perde tempo e corre contratar seu chip para a sua próxima viagem.

Vamos deixar o link aqui, para você acessar e garantir sua conexão a internet pelo mundo.

co22

Chip Easysim4u

Tipo de Moeda

A moeda local de Munique é o Euro, e o cambio em dólar junho/2019 está em $1,00 para 0.90 Euro. Indicamos trocar a moeda em local seguro como aeroporto ou em uma Exchange, banco na cidade. É bom sempre ter a moeda local.

Despesas Totais

Nossas despesas em moeda (REAIS) em Porto por 9 dias para o casal ficou assim:

Alimentação: R$238,00 (mercado, lanches)

Transporte: R$124,00 (bus + Trens)

Hospedagem: R$713,00 (Airbnb)

Adoramos a cidade do Porto, ficamos 9 dias e sempre tínhamos lugares diferentes para conhecer, e pontos turísticos para visitar. A festa de São João nos fez fazer parte da população local, amamos os dois dias de festa.

Provar os vinhos da região foi muito bom, pois há inúmeras vinícolas e tipos diferentes, sem contar que são muito mais baratos que compra-los no Brasil.