Top
  >  Viagens   >  Aventuras por Madagascar na Ilha de Nosy be

Realmente é uma terra pouco conhecida, Madagascar possui seu jeito peculiar de lidar com as coisas, um pais que a tecnologia ainda não chegou. A língua oficial é o Francês, mas também possui a língua local o Malgaxe. As pessoas são receptivas e amigáveis, vimos muita garra e esforço para conseguir ter um espaço, porém isso não impede de serem felizes, sempre escutamos eles cantarem e dando suas risadas.

Logo no inicio da nossa chegada na capital Antananarivo, já foi possível identificar a oferta de serviços e negociações para nos atender. Ficamos apenas uma noite em “Tana” nome carinhoso dado a capital, essa cidade apesar de grande quase não possui infraestrutura, ficamos numa pensão e assim começaram nossos desafios e experiências por aqui.

Aeroporto e Visto

Quando descemos do avião em meio ao aeroporto, fomos direcionados para imigração e para pedir o visto de entrada ao país. É um pouco enrolado, mas vamos descrever passo-a-passo aqui.

  1. Entra numa fila e preenche um formulário (leve uma caneta junto);
  2. O atendente faz a conferencia do passaporte com o formulário e libera uma guia para pagamento da taxa de $37,00 dólares por pessoa (aceitam apenas dinheiro, dólar ou euro). Paga nesse local mesmo;
  3. Depois vai para um outra fila para pedir o visto, com um oficial local, que irá aprovar ou recusar sua entrada (dificilmente ocorrem recusas);
  4. Com o visto aprovado para 30 dias, terá acesso as suas bagagens, na saída ainda passa por um raio x das malas e um segurança verifica seu passaporte, ai estará liberado.

Dicas: Não aceite ajuda dos seguranças, pois terá que pagar algum valor a eles (propina, porque é ilegal).

O aeroporto quase não possui infraestrutura, encontramos bwc, uma lanchonete, lojas, casa de cambio (não troque dinheiro com pessoas da rua, pois pode ser notas falsas) e locadora de carros. É bom já deixar programado como irá sair do aeroporto, com seu hotel ou guia local. Caso pegue um taxi, negocie o valor antes de entrar, pois eles cobram o que querem, não existe uma tabela e nem uber.

Aeroporto de Antananarivo

Local de Embarque

Nossa aventura até a Ilha de Nosy be

Quando chegamos em “Tana”, na parte da tarde, ficamos sabendo que não teria transporte até a ilha no mesmo dia. Então foi preciso ficar uma noite na capital, para seguir viagem no dia seguinte.

Como a cidade é sem estrutura, eles possuem opções de quartos em pensão, tudo muito simples mesmo, cama e banheiro (porém o banheiro era sem chuveiro apenas uma mangueira, mas com agua morna pelo menos) kkk. Na manhã seguinte, um guia local indicado pelo anfitrião do nosso Airbnb, nos acompanhou até uma casa de cambio no centro e a estação de Taxi-Brousse (que são vans que transportam pessoas e cargas), o guia já havia comprado nossas passagens no dia anterior, e acredite, uma viagem longa de 20 horas, isso mesmo uma loucura, até chegar a ilha de Nosy be, pois são 850 km e as estradas até são pavimentadas, mas não possuem manutenção, então existe trechos com crateras (buracos grandes).

Guia Xavier, da cidade de Antananarivo, fone de contato +032 5800 732

O custo por pessoa para esse percurso foi de Ar120.000 mil ariary na moeda local, valor em torno de R$ 120,00 (que inclui taxi-brousse e boat). Tudo bem!! Vamos encarar e seguir viagem.

Dicas: Não fique com notas menor de $10 dólares, dificilmente irá conseguir trocar;

            Evitar comer pela rua, pois eles não possuem tratamento da agua;

            Compre agua e comida industrializadas;

            Escolha um lugar a janela;

Existe a empresa Besady que faz esse tipo de viagem, nós utilizamos os serviços deles no retorno, é igual porém a van é um pouco melhor e o preço é mais barato, custo de Ar90.000 ariary, em torno de R$ 80,00 por pessoa.

Estação de Taxi-Brousse na capital

Nosso Taxi-Brousse

Centro de Antananarivo

Guia Xavier

Nosy Be!

Conforme íamos chegando perto da ilha, o cenário ficava cada vez mais bonito. Descemos no porto e logo fomos recebidos pelo nosso anfitrião Julien do airbnb. O local onde se hospedamos era um antigo hotel em reforma, porém o quarto era confortável, com bwc e ar condicionado, o suficiente para descansar. Onde ficamos é no centro (Hell-Ville), onde possui toda a infraestrutura da ilha.

Na manhã seguinte partimos para Ambatoloaka, que é tipo um bairro e onde você encontra scooter para alugar, tem acesso as praias, bares e resorts.

Mas vamos detalhar cada local abaixo.

Vista de uma praia

Lancha rápida

Avenida principal

Coqueiros aos vento

Hell-Ville

Esse é o centro da cidade, fica perto no porto e é aonde possui, lojas, bancos, mercados, restaurantes, farmácia, agencias de turismo, e muito mais. Indicamos o mercado Nosy be e o mercado Shanpion caso precise de algum item como água (sempre comprar agua mineral, pois não a tratamento de água). Existem um mercado público muito bacana, onde é possível comprar frutas, verduras e especiarias locais (é bem lotado, mas é possível visitar). Visitamos também uma loja com chocolates de Madagascar, a Casa Mada, vende produtos naturais e até baunilha.

Sobre pub e restaurantes indicamos o Nandipos, com um atendimento excelente, possui comida e bebida boa, o preço é bom e o ambiente melhor ainda.

O cardápio é bem variado, pode pedir a carne de zebu e a meia pizza com salada (é delicioso), para acompanhar uma biére THB bem gelada.

Mercado Central

Meia Pizza com Salada

Fachada Rest. Nandipo

Cerveja local THB

Ambatoloaka

Esta praia da ilha de nosy be é muito agitada, e fomos até lá de tuk tuk para conhecer, pois fica a 9.2km de distancia de hell-ville, pagamos cerca de AR20.000. Lá encontramos muitas lojas, restaurantes, pubs de frente para o mar e onde alugamos uma scooter por AR40.000, para o dia todo das 8:00 as 18:00, mas é comum também alugarem quadriciclos. Para alugar é necessário cnh, as vezes podem pedir um valor como calção, mas não foi nosso caso, uma dica é pilotar com óculos devido aos mosquitos no meio do caminho.

Visitamos várias praias neste dia, Andilana, Palm beach, Madirokely e Ambatoloaka.

Nós indicamos visitar o pub GARTE DES BOISSONS, lá ele possui opções de café da manhã, almoço e jantar, e por um preço bem atraente.

Vista da praia Ambatoloaka

Visão de cima dessa praia

Mont Passot

Este lugar tem uma visão privilegiada de algumas praias da região e seus lagos de um azul espetacular, ruas bem pavimentadas na subida, e local de fácil acesso pois há várias placas de indicação, e tem 326 metros de altura, pagamos 10 reais na entrada para ter acesso ao mirante, lá em cima tem locais para descanso, banheiros, lojinhas de artesanato local.

Entrada Mont Passot

Vista da Ilha

Tour nas Ilhas ao redor

Neste dia tivemos uma experiência incrível, visitamos as ilhas ao redor de nosy be, fomos mergulhar com as tartarugas, e ver uma região de corais e peixes, foi maravilhoso. Este passeio leva o dia inteiro, primeiro nos levaram até a região onde normalmente as tartarugas verdes fazem sua refeição, e ali pudemos fazer snorkeling e visualizar várias delas, após umas uma hora mais ou menos, nos levam a outro ponto, onde se encontram um canal, corais e peixes maravilhosos, tempo para mais uma hora. Após deslumbrar o mar, visitamos uma pequena vila na ilha de nome sakatia, onde se encontram lojinhas de artesanato local e bares para comprar um refresco, após uns minutos e se aproximando do meio dia, nos levam a uma praia privada da empresa, onde nos recepcionam com um delicioso suco natural de avocado e cana, também pedimos uma agua de coco, para restaurar as energias, com o almoço já pronto, nos explicam detalhadamente, tudo sobre os pratos que são servidos, eles utilizam temperos naturais, como cúrcuma, pimenta, sal e algumas frutas como manga, coco e papaya, uma delicia de sabores e cores, após aproveitar a praia até o horário de retorno, umas 16 hs.

Dica, é bom levar água, toalha, roupa extra, protetor solar, chapéu ou boné.

Valor total do passeio, AR121.000 (90 reais), valendo cada centavo, estando incluso: transfer ida e volta até o ponto de saída do barco, barco, guia, equipamentos de snorkel, almoço, bebidas, visita a vila e praia privativa.

Ponto de Mergulho

Snorkel e peixes

Green Turtle

Drink Coconut

Reserva de Lêmures

Na ilha de nosy be, existem várias reservas de lêmures e animais nativos, sendo as maiores a lokobe e lêmure land, com uma média de preço para a entrada de AR45.000.

Resorts

Existem muitos resorts espalhados pela ilha, nestes também é possível pagar um day use, desfrutando do local e praia tranquilamente, com restaurantes e bares de frente para o mar.

Resort Vanilla

Local de encontro para Tour

Fique atento com as Marés

Para aproveitar melhor a praia, fiquem atentos aos horários da marés, pois isto influencia totalmente na rotina de ir a praia, ou fazer um passeio de barco. Para ajudar, colocamos um site que utilizamos muito, pt.tideschart.com, muito fácil verificar, pois quando a maré esta baixa chega a reduzir em quase 5 metros de altura de água, equivalendo a quase 100 a 200 metros de recuo da água.

Meios de Transportes

O sistema possui Taxi Brousse que não é muito bom, e as viagens são longas (18 horas para alguns lugares), e você paga por percurso que fizer, precisa comprar o ticket antecipadamente na estação, para fazer a viagem.

Esses taxi brousse são vans, que levam pessoas e cargas, sem ar condicionado, a estrada é asfaltada, porem com partes ruins (sem manutenção). O valor até vale a pena, custo de 120 reais por pessoa, incluindo van + lancha.

No retorno utilizamos os serviços da empresa Besady (possui facebook), é possível reservar, para fazer o translado entre as cidades. É um pouquinho melhor o serviço e mais barato, custa 90 reais por pessoa, incluindo van + lancha. Como o aeroporto estava no caminho para a central da besady, pedimos para parar o mais próximo possível, em Talatamaty, para economizarmos no taxi, que pagamos AR20.000 até o aéroporto.

Possui também o Taxi Be, que é uma topic pequena, que faz trajetos dentro da cidade apenas, e os famosos Tuk-Tuk.

O Uber não funciona nesse país.

E claro, possui voo para algumas cidade (somente duas vezes na semana), porém com um valor bem alto, cerca de 4.000 mil reais por pessoas (ida e volta).

Dicas: Se for pegar um Taxi Brousse, leve água mineral, lanches, bolachas e frutas;

            Não se alimente pela rua, eles não possuem tratamento de água;

Eles até param a cada 4 horas, porém nos locais não possuem bwc (é bom levar papel para um emergência).

Chegando ao porto, que possui o nome de Ankifi, existem 03 formas de transporte:

-Balsa que dura 5 horas de viagem (leva carros e pessoas);

-Barco que dura 2 horas de viagem (leva pessoas e cargas pequenas);

-Lancha que dura 45 minutos de viagem (leva pessoas e bagagens).

Na compra do ticket de Taxi Brousse já esta incluso o valor da lancha.

Tuk-Tuk

Lancha Rápida

Empresa Besady de Taxi-Brousse

Scooter alugada

Segurança da cidade

Pelo período que ficamos achamos bem seguro, vimos poucos policiais, mas foi tranquilo. Claro, que por sermos um casal, não ficamos além das 20h pela rua, no máximo íamos a um Pub próximo, e fazíamos os passeios durante o período do dia. Não sentimos nenhum risco, mas ficamos sempre atentos.

Vamos colocar abaixo, a rota que fizemos para chegar até Moçambique, foram quase 03 dias inteiros de viagem.

Roteiro de saída de Madagascar

Tipo de Moeda

A moeda local de Madagascar é o AR (Ariary), e o cambio em dólar fevereiro/2019 esta em $1,00 para AR3.530,00. Indicamos trocar a moeda em local seguro como aeroporto ou em uma Exchange, banco na cidade. É bom sempre ter a moeda local, pois eles até aceitam dólar, mas você perde no troco ou na conversão.

Moeda local - Aryari

Despesas em Nosy Be

Nossas despesas em moeda (REAIS) em Nosy Be por 10 dias para o casal ficou assim:

Alimentação: R$278,00 (mercado, lanches e drinks)

Transporte: R$775,00 (taxi brousse, tuk-tuk, boat, scooter)

Hospedagem: R$390,00 (airbnb)

Passeios: R$ 230,00 (mergulho, ilhas)

Visto: R$280,00 (casal)

Nossos dias em Madagascar e principalmente na ilha de Nosy be, ficaram guardamos para sempre. Pois é um lugar totalmente diferente de tudo que já havíamos visto e pesquisado. Essa experiencia é única e vocë precisa conhecer, para entender como é maravilhoso visitar esse lugar, e ainda possui suas paisagens de beleza natural. Os momentos foram incríveis!