Top
  >  Viagens   >  Creta, a maravilhosa Ilha Grega

Esta ilha é um daqueles lugares que dá muita vontade de ficar morando por aqui, viemos atrás das mais belas praias que todos falam, mas acabamos encontrando muito mais que isso, logo na chegada no aeroporto, vimos montanhas enormes e todas ainda com muita neve, uma paisagem marcante, pois ainda não tínhamos visto o mar ao lado das montanhas com a neve tão perto um do outro, um contraste inesquecível.

Chania e Old Veneza

Esta cidade é o ponto estratégico para muitos turistas, uma das maiores da ilha, e nós também nos hospedamos por aqui, próximo a praia de Estalos, com água de uma cor tão azul e quando ela chega até a areia fica transparente.

Um lugar com parada obrigatória, é a chamada old Veneza ou antigo porto, este nome vem da época do século XV, quando a ilha foi comprada por Veneza e construíram este lugar incrível, uma baia de águas calmas para os barcos e super iates atracarem, onde tudo é bem conservado pelos hotéis e restaurantes que se estabeleceram no local, passamos uma manhã toda e voltamos durante a noite para ver tudo iluminado, uma atmosfera aconchegante e com os restaurantes a meia luz.

Vista Old Veneza

Noites na Old Veneza

Marina em Chania

Stalos Beach

Praias

Com o carro que alugamos, nós rodamos tranquilamente a ilha, pegamos a tarde no aeroporto e saímos direto para Souda, logo na via que desce para a cidade, tem-se uma vista panorâmica incrível da costa e os ferrys no porto, no centro não houve muito o que se visitar, apenas o porto e fomos a uma pequena e isolada praia não muito longe dali.

Balos Beach

Nos planejamos sair bem cedo pela manhã seguinte, para ir até a praia de Balos, quando chegamos a estrada de terra, que tem uns 10 Km de incríveis penhascos e desfiladeiros, tivemos um susto, achamos que não ia ser possível visita-la, pois havia um deslizamento de terra logo no início da rua, e apenas uma máquina e um caminhão trabalhando na retirada da terra, ficamos ali parados por um tempo e fomos caminhando mais para perto das máquinas, quando o caminhão passou pedimos ao motorista quanto tempo iria levar e ele nos respondeu 20 minutos foi um alivio, a sorte estava ao nosso lado, pois poderíamos seguir com o planejado. Com o acesso liberado fomos conferir as belezas divinas deste lugar, e o mais incrível sendo os primeiros do dia a chegar! Ao final dos 10 Km, estacionamos o carro e caminhamos mais 20 minutos de descida por 2 Km, para chegar até a praia por uma escadaria de pedras.

Passamos uma manhã toda nesta praia, se tiver em época de verão programe-se para passar o dia todo lá, vale muito a pena é uma das praias mais lindas que vimos até agora em toda a viagem.

Elafonisi Beach

Como o sol se põe tarde por aqui nesta época do ano, fomos mais adiante visitar a praia de Elafonisi, onde encontramos água cristalina e muita areia rosada, mais um encanto de lugar que ficará marcado em nossas mentes. Local estruturado, com bwc, vestiário, cadeiras na praia (pode alugar). Possui lanchonetes, area kids, a praia é calma e tranquila, ideal para crianças e se divertir o dia todo. Fora que possui estacionamento Free para deixar seu carro, mas tem que chegar cedo na lata temporada, pois enche de turistas.

Seitan Limania

Para o outro dia, fomos a praia de Seitan Limania, que fica entre os rochedos, em uma fenda que foi aberta pela água, o acesso requer muita atenção, pois são 10 minutos de descida íngreme em uma trilha pelo rochedo, mas que vale muito a pena o visual final.

Balos Beach

Curtindo Balos Beach

Elafonisi Beach

Seitan Limania - Fenda nas rochas

Cenário a caminho de Balos

Água cristalinas de Elafonisi Beach

Visual de Seitan Limania

Springs de Argyroupolis

Como a ilha não é feita só de praias, e sempre buscamos conhecer lugares diferentes, conversando com o pessoal onde ficamos hospedados, eles nos indicaram ir conhecer as nascentes de Argyroupolis, lugar repleto de verde, rico em plantas e árvores e com uma gruta muito bonita.

Ali se encontram restaurantes especializados em trutas, um tipo de peixe que são criados ali mesmo no riacho da montanha, é só escolher que preparam na hora, outro prato que nos chamou atenção é o de nome antikristo (carne de cordeiro assada) ao preço de 28 Euros o Kg com acompanhamentos, estes restaurantes se introduziram em meio aos riachos e enquanto você almoça, a água corre entre as mesas.

Lago Kournas

No retorno bem próximo fica o lago Kournas, outra atração que você pode visitar, tomando um sorvete enquanto anda de pedalinho pelo lago. É um lugar lindo, com águas cristalinas, o valor do passeio de pedalinho custa 7 euros para o casal por 30 minutos, e em volta existem restaurantes, pubs, sorveterias e lojas de gifts.

Fontes em meio aos restaurantes

Nascente de Água

Arredores do Lago

Onde se Hospedar

Escolhemos se hospedar pelo Expedia no hotel Koukouras, e encontramos uma ótima a localização em Estalos beach, a apenas 200 metros da praia e a 4 Km da cidade de Chania, onde ficam muitos pontos turísticos como a Old Veneza, ficamos bem perto das lojas, restaurantes, mini golf e praia, e ainda tivemos total atenção pelo nosso anfitrião, o lugar também dispõe de piscina e bar.

Segue link do hotel: https://www.koukouras-lia.gr/

Hotel Koukouras

Vista do hotel

Meios de Transportes

Nós alugamos um carro, pois queríamos explorar mais cidades e praias da ilha, e se você quiser fazer o mesmo terá 02 opções, procurar por uma locadora de carro, o que não vai ser difícil, pois existem milhares na cidade e a outra é ir de ônibus que partem da rodoviária no centro de Chania, e que funcionam muito bem e com excelentes ônibus para todas as partes da ilha. Mas fica ai uma dica: fizemos uma pesquisa na internet e encontramos preços pela metade do valor que nos ofereciam no balcão, valor da diária no balcão era 25 euros por dia, e no site holidayautos pelo app do kaiak pagamos 12 euros, com seguro total fique atento, pois alguns cobram o seguro a parte, que não foi nosso caso.

Estação Central de Onibus - Intercidades

Holiday Autos - Carro Alugado

Onibus alto padrão

Segurança da cidade

Pelo período que ficamos achamos muito seguro, e não vimos policiais pelas ruas, e nem guardas nos pontos turísticos. Caminhamos muito por toda a cidade durante o dia e foi bem tranquilo, as pessoas são super amigáveis e solicitas.

Seguro Viagem

Para você viajar tranquilo, é importante ter um seguro viagem que te de segurança e tenha cobertura abrangente. Nós sempre nos garantimos com a April Brasil Seguro Viagem, ela tem cobertura mundial, possui aplicativo de fácil acesso, para você não ter que ficar com aquela papelada quando precisar usar e o melhor, consegue acesso de qualquer lugar do mundo com atendimento em português.

Então não perde tempo e contrate algo seguro, e temos um cupom de desconto, vamos deixar aqui o link também! Corre usar.

CUPOM DESCONTO: COUTRIPS10%

Internet para sua Viagem

Para se manter conectado por toda a viagem, você precisa de um ótimo chip de dados, com cobertura mundial, internet 3G e 4G. Para isso nós utilizamos o chip da Easysim4u, o melhor chip de internet do mundo, para sua viagem. E olha, que já rodamos alguns países, e sempre tivemos a cobertura dos planos da Easysim4u. Não perde tempo e corre contratar seu chip para a sua próxima viagem.

Vamos deixar o link aqui, para você acessar e garantir sua conexão a internet pelo mundo.

Tipo de Moeda

A moeda local da Grécia é o Euro, e o cambio em dólar maio/2019 está em $1,00 para 0.90 Euros. Indicamos trocar a moeda em local seguro como aeroporto ou em uma Exchange, banco na cidade. É bom sempre ter a moeda local.

Despesas em Atenas

Nossas despesas em moeda (REAIS) na Creta por 4 dias para o casal ficou assim:

Alimentação: R$240,00 (mercado, lanches)

Transporte: R$460,00 (voo, bus, carro alugado)

Hospedagem: R$320,00 (Expedia)

A passagem por Creta, realmente nos fez pensar em voltar e ficar por muito mais tempo, visitamos apenas 30 % da ilha e já amamos, imagina os 70% que ainda faltam. Gostamos muito de passear pela cidade e falar com as pessoas, foram dias muito agradáveis. Foram dia incríveis, visitamos esse lugar dois meses antes da alta temporada, e olha que foi perfeito, os lugares não estavam lotados, tudo foi tranquilo, conseguimos conversar com as pessoas locais, bater um papo bacana. Fica ai nossa dica, se for a Creta, tente ir antes ou depois da alta temporada, pois além de pagar mais barato, terá um atendimento excelente.