Top
  >  Viagens   >  O que fazer em Cape Town?

Essa cidade é surpreendente, com suas paisagem naturais é de tirar o fôlego de tanta beleza por todos os lados.

 

Ela esta localizada na costa da Baía da Mesa, e ficou muito famosa pelas suas montanhas, como a Table Mountain e Lion`s Head, o que atrai milhares de turistas todos os anos para conhecer.

E nós, fomos visitar essa cidade incrível e contar um pouco para vocês de como é cada ponto turístico que visitamos. Confere aí!

Sea Point

É um local que fica de frente para a praia, possui um amplo calçadão onde as pessoas fazem corrida, caminhada, passeando com seus cachorros.

A infraestrutura do ambiente é todo cuidado, com palmeiras, jardins, bancos para descanso, áreas para lazer e todo início da manhã eles limpam as praias.

Vista da Orla

Calçadão de Sea Point

As 4 Praias de Clifton

O acesso a essas praias são apenas entradinhas de escadas que ficam entre um prédio e outro, ai você desce para chegar a praia, elas possuem uma areia bem branquinha e a cor da água do mar é incrível de tão azul.

Não paga nada para usar a praia. O que divide as 4 praias de Clifton, são as pedras enfileiradas, que separam uma praia da outra. Acessibilidade não identificamos, talvez tenha junto aos prédios em volta da praia.

Quatro Praias de Clifton

Mar de Clifton

Table Mountain

A Table Mountain é um dos passeios indispensáveis para se fazer em Cape Town, ela possui 1.050 metros de altura para você ter uma vista deslumbrante. Nós chegamos caminhando até a estação e na entrada adquirimos os tickets de acesso ao bondinho, (o valor ida e volta custa R330,00 em torno de 80 reais por pessoa).

Também possuem trilhas para subir até o topo, com uma subida de nível hard de 4h de duração, e ainda você pode subir de bondinho e descer pela trilha, fica a sua escolha e disposição.

No topo da montanha possui um lounge, que é possível fazer um lanche, tomar um café, com bwc, wifi free e ainda pode relaxar em sofás super confortáveis, antes de descer.

O pessoal também vai ao final da tarde para ver o por do sol.

Table Mountain

Vista Espetacular

Lion’s Head

Nós subimos a Lions`s Head que possui 669 metros de altura, pela trilha que fica no final onde rua Rhine RD acaba e inicia a trilha. Achamos a trilha bem marcada e tranquila para caminhar em casal, no mesmo dia passou por nós pessoas correndo, com cachorro, em si, praticando atividades físicas.

Levamos 1h 30m para chegar na base da Lion`s Head, porém não conseguimos subir ao topo, devido as queimadas que houveram semanas atrás, o caminho estava bloqueado para manutenção. O acesso a montanha é free, é bom levar água, protetor solar, roupas confortáveis e um bom tênis, um lanchinho nunca é demais né.

Caso prefira, em toda a extensão da Kloof Road também possui pontos de subida, e você pode pegar um ônibus até esse local. Também pode ir de Uber até a Signal Hill, morro que fica ao lado da Lion`s Head, e fazer apenas uma trilha por alí. Fica a sua escolha a melhor opção.

Lyon`s Head vista do Alto

Olhar das ruas da cidade

Piscinas Públicas

Existem 04 piscinas ao todo, infantil, olímpica, intermediária e uma com trampolim, elas são aquecidas. Qualquer pessoa pode utilizar, porém é cobrado o valor de R25 rands por pessoa a diária (+/- R$6,00 reais), e pode curtir o dia todo.

Possui banheiros, área kids, pode levar cadeiras e guarda sol.

Entrada das Piscinas Públicas

Visual das Piscinas

Aluguel de Bicicletas

Como em vários países que já visitamos, aqui em Cape Town você pode alugar uma bicicleta pelo valor R275 rands (+/- R$69,00 reais) e ficar o dia todo com ela, mas é possível locar por menos tempo.

A empresa Multiply fica ao lado das piscinas públicas. Ao redor possui um ambiente com quiosques, que contém vários tipos de comidas e bebidas, e também mesas que ficam de frente para a praia e você pode apreciar o pör do sol.

Locação de Bicicletas

Empresa Multiply Bicicletas

Piscinas Naturais

Ao longo de toda a Sea Point, existem Piscinas Naturais, onde o mar quando esta com a maré alta enche essas piscinas e quando baixa a água fica represada. No final da tarde famílias e amigos curtem o local e as crianças se divertem muito.

Piscinas Naturais

Água do mar nas piscinas

Camp`s Bay

Essa praia é bem famosa, muito frequentada por surfistas, e isso a torna tão movimentada. Ela possui um banco de areia que se estende até a água com uma cor incrivelmente azul.

Em um dos lados da praia possui uma ampla área preparada com gramado, bancos e estacionamento, onde as pessoas vão ao final de tarde para apreciar o por do sol e tirar muitas fotos! Dali é possível ver as montanhas dos 12 Apóstolos, a Table Mountain e a Lyons Head.

Camp`s Bay

Ao fundo Montanhas 12 Apóstolos

Kloof Road

É uma das principais avenidas da cidade, além de cruzar toda a Sea Point, ela possui vários acessos para subir para Lyon’s Head, e toda estrutura de lojas, supermercados, farmácias, bares, posto de gasolina e muito mais.

Curvas da Road Kloof

Green Point

Possui uma orla enorme, com estrutura para prática de esportes, parque para as crianças, espaço livre para animais, estacionamento free.

Da frente da orla com vista para o praia é possível ver a Robben Island (onde Nelson Mandela ficou preso). É um local excelente para tirar fotos e passear ao ar livre.

Orla de Green Point

A caminho do Green Park

Robben Island

Essa foi a ilha onde Nelson Mandela ficou preso durante 18 anos. É possível visitar a local através de um passeio de 40 minutos de barco, os barcos saem 3 vezes por dia e custa o valor de R360,00 por pessoa (em torno de 90 reais).

O guia do local foi um ex-prisioneiro e conta todas as experiências vividas naquela época. Tem acesso aos quartos, banheiros, solitárias, área de jogos ao ar livre entre outros.

Vista da Robben Island da Green Point

Robben Island vista de cima da Table Mountain

Estádio Green Point

Esse estádio foi construído para copa do mundo de futebol de 2010, sede da copa foi a África do Sul. Atualmente quase não ocorrem mais jogos no local, porém é possível visitar a parte externa, raramente eles abrem para eventos.

Estádio Green Point, usado na Copa do Mundo 2010

V&A Waterfront

O nome original é Victoria & Alfred Waterfront, é um complexo com um mix de serviços oferecidos aos visitantes, possui um shopping completo no local, lojas externas, praça de alimentação bem variada, lindos restaurantes, roda-gigante, playground kids, e que fica ao lado do porto e de um píer com varias empresas que vendem passeios de barco, helicóptero, catamarã, entre outros.

É magnifica a estrutura com tantas opções num mesmo lugar.

Complexo V&A Waterfront

Roda Gigante em Waterfront

Cape of Good Hope

Pensa num lugar grandioso, ver o oceano amplo e azul. Sim! Você terá essa visão quando chegar em Cape of Good Hope (em português Cabo da Boa Esperança), é muito famoso por estar em uma das pontas do sul do continente africano.

A distancia de Cape Town é de 70 km apenas, podendo ir de carro ou ônibus de excursão, ele se localiza dentro do Table Mountain National Park, na entrada possui o custo de R303,00 por pessoa, algo em torno de 75 reais, para ter o acesso a todos os locais dentro do park, porque possuem praias e um Farol.

Uma dica é, se você conseguir chegar antes das 9hs, geralmente o local vai estar vazio ou com poucas pessoas, depois desse horário começam a chegar os ônibus de excursões, ai fica lotado.

Portal Cape of Good Hope

Vista da Montanha

Cape Point

Este local faz parte do Table Mountain National Park, e na entrada você irá pagar o valor de R303,00 por pessoa (75 reais) para ter acesso. O park é enorme, possui praias e ali também é possível visitar o Cabo da Boa Esperança.

Cape Point fica a 70 km de distância da cidade de Cape Town, é possível alugar um carro ou ir com ônibus de excursão, o lugar é lindo, possui rampas e escadarias para subir ao farol, você irá conseguir tirar belas fotos.

Possui todas uma infraestrutura com restaurante, lojas, funicular, bwc free, local para descanso e estacionamento free. Paga-se apenas o que consumir.

Vista de cima do Farol em Cape Point

Entrada do Table Mountain National Park

Boulder Beach

Essa praia é muito visitada pelos turistas, pois ela possui uma colônia de pinguins e você consegue ir bem pertinho deles. A praia tem dois lados, um o acesso é free, você consegue tirar fotos, chegar perto deles e ver o ambiente em que eles vivem.

Do outro lado possui um projeto de preservação que protege essa espécie de pinguins contra a extinção, uma pena né. O custo para ver esse projeto é R147,00 por pessoa (em torno de 36 reais).

A experiência é incrível, poder ver e estar perto desse animal tão lindo. Vale a pena visitar e curtir. Fica a 45 km da cidade de Cape, a caminho de Cape Point, da para planejar e passar por essa praia.

Colonia de Pinguins

Pinguim na Boulders Beach

Constantia Valley

É um vale rodeado por vinhedos, é onde ficam uma vinícola ao lado da outra. Todas elas possuem o Tasting Room, onde você pode entrar visitar o vinhedo e provar um bom vinho.

Algumas vinícolas cobram a entrada outras apenas o que consumir, é bom consultar o site antes de ir, assim você conhece um pouco mais sobre o lugar e escolhe a que deseja conhecer.

Fica a 12 km de distância da cidade de Cape Town, ótima opção para passar o dia, almoçar e passear por um vinhedo. No centro dessa cidadezinha tem um shopping onde é possível comprar vários vinhos produzidos nessa região. Nós gostamos muito e nos divertimos.

 

Eagles Nest Wines

Essa vinícola é esplendida e fica no Constantia Valley, uma região com vários vinhedos ao redor e fica a 12 km da cidade de Cape Town apenas. A entrada da vinícola é Free, e eles possuem o Tasting Room, onde você pode provar um bom vinho com uma tábua de frios deliciosa.

É possível fazer o passeio pelo vinhedo, com toda uma explicação da uva e os vinhos que são fabricados no local. O ambiente é agradável e tranquilo, com música ambiente, excelente atendimento.

Nesse dia nós degustamos uma garrafa de vinho tinto com uma tábua de frios média, o valor ficou R260,00 em torno de 65 reais o casal. Não pode deixar de ir, foi maravilhoso!

Vinho com Tábua de Frios Eagles Wines

Vinho produzido na Eagles Wines

Paragliders

Em Cape Town é muito comum fazer o voo de paragliders, e esses voos são feito por empresas locais especializadas nesse tipo de passeio.

É possível contratar o passeio direto na orla de sea point, onde é o local de pouso deles. Porém pelo site www.paraglide.co.za você pode consultar datas para reservar e comprar o ticket. Esse passeio está na faixa de R1.300 por pessoa (325 reais em média).

A pista fica na Signal Hill, morro com 350 metros de altura, localizado próximo a Lion`s Head, que você pode ter acesso de carro, uber ou pelas trilhas que dão acesso ao local, também é muito legal subir esse morro ao final do dia para ver o pôr do sol.

The Old Biscuit Mill

Não pode perder de conhecer esse ambiente, acontece todos sábados das 09:00 até as 14:00. E fica lotado, são barracas de artesanato, venda de produtos locais, venda de roupas e um mercado para degustar itens no local ou levar para casa. Possui preços razoáveis para o evento.

Dollar Thrifty

É uma locadora de carros com preços acessíveis, também possuem veículos pequenos, a contratação é tranquila, com seguro. O processo é simples, precisa apresentar o passaporte e a CNH.

O valor varia de acordo com o veiculo que escolher, iniciando em 76 reais a diária limitado a 200 Km. Para nós ocorreu tudo certinho, sem problemas.

Carro alugado na empresa Dollar

Supermercados

Conhecemos 02 supermercados, o Spar e o Shoprite, foi tranquilo fazer compras, achamos os produtos e preços bem parecido com o Brasil.

Claro, possui alguns itens locais como: carne seca com diversos sabores, várias opções de comidas preparadas na hora e vendida em quilo (carnes, verduras, saladas, sobremesas, pães e doces).

Main Road

É uma estrada principal da cidade de Cape Town, ela possui toda a infraestrutura de comércio, com restaurantes, lojas diversas, lanchonetes, supermercados, posto de gasolina, farmácias, pubs, boates, e muito mais.

Ali é certo, você irá encontrar tudo o que procura, e fica bem localizada, perto de alguns pontos de visitação e da orla da praia.

Posto de Gasolina

Os postos de gasolina na África do Sul, possuem o mesmo sistema do Brasil, você para o carro na bomba e o frentista vem para perguntar quantos litros quer abastecer.

Eles limpam o para-brisa do carro, e finalizando o abastecimento você paga no caixa ou em dinheiro. Bem tranquilo. Atualmente o litro custa R13,49 (+/- 3,37 reais o litro).

Intercape

É a rodoviária local, que faz o percurso entre cidades próximas. Nós vamos utilizar muito esse meio de transporte e consultamos três empresas: Eldos Coaches, Intercape e Greyhound, todas possuem valores bem acessíveis.

Nós fechamos com a Eldos Coaches de Cape Town para Port Elizabeth, valor ficou em 165 reais o casal, o ônibus é confortável, possui ar condicionado, é limpo e organizado. Pela África utilizamos essas três empresas para se locomover de uma cidade para outra, gostamos muito do serviço.

Meios de Transportes

O ônibus Myciti é um novo meio de transporte da cidade devido a copa do mundo que ocorreu, e que você paga por percurso que fizer, é necessário comprar o Myconnect card antecipadamente para embarcar, ele custa R30,00 (7,50 reais) porém nas estações indicadas você precisa recarregar para fazer a viagem.

O Citysightseeing é um ônibus turístico, que passa por toda a cidade na frente dos pontos turísticos, esse meio é possível contratar no ponto de parada, mas ele custa R200,00 ao dia (em torno de 50 reais).

O Uber funciona super bem, fizemos algumas corridas e deu tudo certo. Possui um valor padrão da própria Uber. Também existem os táxis, e como no Brasil existe uma rivalidade entre eles.

Segurança da cidade

Pelo período que ficamos achamos bem seguro, vimos alguns policiais, as vezes carros de policia e geralmente nos pontos turísticos possuem seguranças.

Claro, que por sermos um casal, não ficamos além das 20h pela rua, no máximo íamos a um Pub próximo, e fazíamos os passeios durante o período do dia. Não sentimos nenhum risco, mas ficamos sempre atentos.

Tipo de Moeda

A moeda local da África é o ZAR (rands), e o câmbio em dólar fevereiro/2019 está em $1,00 para ZAR13,00. Indicamos trocar a moeda em local seguro como aeroporto ou em uma Exchange, banco na cidade.

É bom sempre ter a moeda local, pois eles até aceitam dólar, mas você perde no troco ou na conversão.

Despesas em Cape Town (07 dias)

Nossas despesas em moeda (REAIS) por Cape Town para o casal ficou assim:

Alimentação: R$186,00 (mercado, lanches e drinks)

Transporte: R$385,00 (uber, aluguel de carro)

Passeios: R$358,00 (tickets, gifts)

Hospedagem: R$350,00 (airbnb)

Cape Town foi espetacular, nos sentimos em casa, caminhávamos pelas ruas tranquilamente. As pessoas eram muito amigáveis em todos os lugares que visitamos. Super indicamos a vocë para conhecer essa cidade.